Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h35 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 14h22

    Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre a Câmara Municipal de Cordislândia e ações no âmbito de sua   competência.

    A Resolução nº 7, de 29 de julho de 2002, do Comitê Eletrônico de Governo Eletrônico e os Padrões Web em Governo Eletrônico   (Guia de administração do MPOG 8) orientam acerca de criação de seção dedicada às respostas às perguntas mais frequentes da   sociedade.

    

1- De quantos vereadores é composta a Câmara Municipal de Cordislândia?

   R: É composta por 9 vereadores.

2- Que dia da semana e qual o horário das reuniões.

   R: Toda terça-feira, à partir das 19:00. 

3- Qualquer pessoa pode participar da reunião?

   R: Pode e deve, sempre é bem vindo a participação de todos.

4- Qual a importância da Câmara nas decisões sobre a administração da cidade?

   R: A Câmara Municipal corresponde ao Poder Legislativo, ou seja, cabe aos seus componentes a elaboração de leis que são da competência do município (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo). Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabe fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles que zelam pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos. 

5- O que  é um projeto de lei?

   R: Projetos são propostas de Lei, tratando geralmente de assuntos variados, ligados à  competência do Legislativo em nível municipal relacionados com os problemas e as necessidades da comunidade.

6- O que é a Lei Orgânica Municipal?

   R: É um conjunto de normas que regem o município. É a lei mais importante da cidade. Por isso cada município tem autonomia para criar a sua própria Lei Orgânica.

7- Quantos anos dura o mandato de um Vereador?

   R: Quatro anos.

8- O que é uma Legislatura? E quando ela se incia?

   R: Legislatura é o nome dado ao período de duração do mandato do Vereador, ou seja, de quatro anos. A Legislatura se inicia em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição Municipal.

9- Como se escolhe o Presidente e a Mesa Diretora da Câmara Municipal?

   R: São formadas chapas com candidatos à Presidência. Por votação aberta e maioria simples de votos, os membros da Casa elegem o Presidente, Vice-presidente e secretário.

10-  O que fazem os Vereadores?

   R: Fazem as Leis que não disponham sobre matéria financeira e defendem os interesses da comunidade através das Indicações e Requerimentos; fiscalizam o Poder Executivo Municipal, cobrando e agilizando ações que visam o bem estar da população e o melhoramento da cidade.

11-  Qual é a maior Lei do Pais?

   R: A maior Lei do País é a Constituição Federal. A maior Lei dos Estados é a Constituição Estadual. A maior Lei dos Municípios chama-se Lei Orgânica Municipal.

 

Fim do conteúdo da página